www.professoraugustobogo.com
A UFSC é conhecida por ter grande interesse em aplicar, em seus vestibulares, questões que envolvam funções e geometria (tanto plana/espacial como analítica).
Fiz uma análise em todos os vestibulares entre 1998 e 2017 e verifiquei os temas cobrados, os dividindo em cinco grandes áreas com a porcentagem de cobrança de cada uma.
1º Lugar: Conhecimentos Algébricos
Nessa área, os temas que mais caíram nas provas foram funções e equações/inequações (18%) - interessante avaliar, que dentro das funções as duas mais frequentes foram as polinomiais e trigonométricas, que caíram em 8% e 6%, respectivamente -, matrizes (6,5%), sistemas lineares (4,6%) e polinômios (4,6%).
2º Lugar: Conhecimentos Geométricos
Dentro da geometria, dividimos em dois grupos: o cálculo de áreas e volumes (11%) e a parte teórica, que englobou teoremas de figuras planas e espaciais, bem como o cálculo de suas medidas (8%).
3º Lugar: Conhecimentos Numéricos
Nesse grupo, os conteúdos mais cobrados nos vestibulares foram as operações básicas (6,5%), porcentagem e matemática financeira (4,7%), operações com conjuntos (4%) e princípio da contagem (3%).
4º Lugar: Conhecimentos Algébricos/Geométricos
Na parte conhecida como geometria analítica, o conteúdo mais abordado foi o de retas (7%), seguido pelas circunferências (5%).
5º Lugar: Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
O conteúdo mais abordado nessa área foi a noção de probabilidade (3%).
O cálculo dessas divisões não se baseia apenas no número de questões, afinal como a prova é de somatória, uma questão pode contemplar até 5 conteúdos distintos.
0 comentários:
Postar um comentário